Qualidades e Processos

Qualidade na produção.

A produção da marca é inteiramente tercerizada nas melhores empresas calçadistas do Brasil, que hoje está entre os sete maiores dos países fabricantes de calçados no ranking internacional. Principal grife lançadora de tendências no setor no país, a Arezzo está sempre presente nos editoriais das mais prestigiadas revistas, jornais e sites do país, como referência estética da moda em calçados, bolsas, bijuterias e acessórios femininos.

Atualmente, a rede de franquias Arezzo possui 250 lojas distribuídas em mais de 113 municípios e presentes em todos os Estados Brasileiros, com R$ 400 milhões de faturamento, 3 milhões, em média, de produtos vendidos por ano e 1 milhão de clientes cadastrados.

Em solo internacional, a Arezzo contabiliza atualmente 16 lojas, sendo 4 na Venezuela, 1 no Paraguai, 1 na Bolívia, 2 em Portugal e 8 na China, além de atuar através de distribuidores nos seguintes países: Canadá, EUA, França, Itália, Inglaterra, Austrália, Japão, Israel, Emirados Árabe, Líbano, Rússia, África do Sul, Turquia, Colômbia, Argentina, Equador, Croácia, Uruguai, Peru, Jamaica, Aruba, Polônia.


Arezzo ganha em produtividade com sistema de monitoramento

Através das ferramentas de monitoramento implementadas pela SISNEMA a Arezzo controla todos seus recursos de rede e serviços com o Cacti e Nagios. Entre todos os resultados o mais visível é a identificação imediata de qualquer tipo de problema.
Com a implementação realizada pela SISNEMA a Arezzo Indústria e Comércio Ltda tem agora a sua disposição um Sistema de Monitoramento, que são as ferramentas CACTI e NAGIOS fazendo todo o controle e monitoramento da rede. Com essas medidas é possível adotar soluções pró-ativas evitando problemas e possíveis paradas.
 Arezzo hoje é a maior marca de varejo em calçados femininos fashion da América Latina. Distribuindo calçados, bolsas, acessórios e bijuterias, com atuação em 200 lojas em mais de 100 capitais brasileiras. Com todo essa importância no cenário econômico não poderia ser diferente a preocupação da empresa com a segurança da rede e controle de dos recursos e serviços do ambiente.
Para Moacir Duarte Júnior, Analista de Suporte da Arezzo e que acompanhou de perto todo o processo ter a disposição essas ferramentas é um importante passo para exercer um controle ideal. “Já estou utilizando e ele está em pleno funcionamento é interessante porque dessa forma tenho todo controle e visão geral da rede”, declarou Moacir.

CACTI
Ferramenta para gerar gráficos de desempenho. O programa funciona em cima de uma plataforma SNMP - Simple Network Management Protocol, que é um protocolo de gerenciamento. Ou seja, depois de configurado, o CACTI gerencia vários dados que o SNMP fornece, como: espaço em disco, utilização da CPU, tráfego de rede, entre outros.
Uma das funções do software que Fábio destaca é a autonomia que ele proporciona e as facilidades. "O programa gera gráficos em tempo real o que possibilita uma ação imediata perante qualquer alteração", relatou o profissional da SISNEMA.
Na Arezzo ele está monitorando todos os servidores, tanto Windows quanto Linux. “Nos servidores Windows ele está monitorando o consumo de recursos e no Linux ele está configurado, inclusive para monitorar os serviços. A partir do momento que algum serviço ou recurso está fora do ar ele manda um aviso por e-mail com as informações”, explicou Fábio, do suporte técnico SISNEMA.

NAGIOS
O Nagios é um programa open source de monitoramento de redes que verifica constantemente a disponibilidade dos serviços, local ou remoto. Ele ainda tem a opção de avisar por e-mail quando ocorre algum problema. O software é usado para acompanhamento em servidores, conferência de serviços e desempenho.
Um dos grandes diferenciais destacados por Fábio Viero é administração por interface gráfica. "Os serviços são configurados no Linux e depois o acompanhamento é feito através de interface web", declarou o profissional, com isso o acesso as informações é facilitado e mais fácil de ser entendido.
As mensagens de alerta são programados conforme a necessidade de cada rede, como Fábio exemplifica. "Se o Apache, por exemplo, que é o servidor web parar de funcionar ele envia um alerta", contextualizou o técnico.
O monitoramento também pode ser feito através de outros recursos, como os relatórios de disponibilidade, proporcionando um acompanhamento ao administrador. "Podemos gerar um relatório de disponibilidade, mostrando o tempo de atividade/inatividade dos servidores e serviços monitorados", continuou o profissional da SISNEMA.
Outro ponto que ele destacou sobre a instalação do Nagios na Arezzo foi a forma como o processo aconteceu, já utilizando uma estrutura virtualizada. “Ele foi instalado a partir de uma Appliance (que é um software pronto) do VMware, ou seja, ele não foi instalado em um servidor específico e um sim em um virtual facilitando o processo”, contou Fábio.
Para isso foi utilizado o programa Nagios VMA (uma máquina virtual pronta), que entre outras coisas proporciona uma configuração através de interface web, o que é muito mais fácil do que utilizar as linhas de comando do Linux. Essa interface de configuração web do Nagius VMA se chama Monarch e fez com que a instalação acontecesse de forma rápida.

RESULTADO
De acordo com Moacir agora é possível um controle total sobre o que está acontecendo na rede. “Antes não tínhamos nenhuma ferramenta de controle, cada vez que acontecia um problema era necessário sair procurando o que estava acontecendo. Agora é possível chegar ao erro de maneira muito mais rápida e sabendo efetivamente onde está o problema”, avaliou Moacir.
O grande diferencial destacado pelo analista da Arezzo é a assertividade diante de eventuais problemas. “O ganho é ir lago ao foco do problema, além de ser uma ferramenta bem completa e que está nos auxiliando bastante no controle da rede”, o relatou.
Com a implementação realizada pela SISNEMA a Arezzo ganha em produtividade para sua rede, diminuindo a incidência de paradas e tendo a disposição uma ferramenta de controle e monitoramento.